Depois de um rompimento, você provavelmente já ouviu muitas vezes “que o tempo cura todas as feridas”. Ou “que você tem que aprender a conviver com isso”. Que besteira. Muitas doenças se curam graças às capacidades do nosso corpo.
Porém, vale a pena acelerar o processo de cura ao invés de sofrer EXCESSIVAMENTE. Você encontrará conselhos típicos na Internet: “Afaste-se cirurgicamente da mulher”, “Destrua as fotos dela”, “Destrua todos os vestígios em seu apartamento que possam lembrá-la dela e coçar a ferida.
Exclua suas músicas favoritas da lista de reprodução. Corte completamente o contato com ela. Remova minha amizade no Facebook. Este é um bom conselho, necessário mas não suficiente. A mente humana, sim, com o tempo extingue as emoções por conta própria e isso pode durar meses. A questão é: vale a pena perder tempo (da sua vida) com uma extinção tão lenta de emoções?
O problema é que se esses “lembretes” aparecerem durante o dia, essas emoções serão inevitavelmente estimuladas novamente. É como um fumante que quer parar e de vez em quando alguém lhe oferece um cigarro. Então há esse corte cirúrgico primeiro passo deixar de amar. Quais são os outros métodos para deixar de amar?
Você deveria cancelar a amizade do seu ex no Facebook?
Você pode discutir esse assunto por muito tempo, porque no Facebook (mesmo que vocês não sejam amigos) alguém vai te lembrar do seu ex. Portanto, tudo depende de quão forte é a sua dor no rompimento. Se apenas lembrar seu ex no Facebook vai te deprimir e destruir o processo de esquecimento, exclua seu ex da sua lista de amigos. Ponto. Remova tudo que te lembre dessa pessoa.
E agora, quando resolvemos a questão dos lembretes, entram em ação técnicas terapêuticas e psicológicas, eliminando emoções ligadas à memória da pessoa anterior. Na maioria das vezes, quando nos lembramos de uma situação passada com uma ex-pessoa, surgem emoções no corpo. E usando essas técnicas, das quais falarei um pouco, separamos as emoções das memórias. Atenção! Esta entrada não substitui o aconselhamento profissional de um psicólogo. Este é apenas um conjunto de dicas que visa eliminar a dor emocional após um rompimento. Antes de utilizar essas técnicas, consulte um psicólogo ou médico.
Passo 2. Primeiro, eu começaria a reduzir as imagens e memórias (imagens) em minha cabeça relacionadas ao meu ex. Reduza-os, afaste-os uns dos outros e torne-os, por exemplo, não coloridos, mas pretos e brancos. Afaste-se de si mesmo em sua imaginação. Na verdade, é preciso verificar quais dessas alterações reduzem a intensidade da dor após o rompimento. Pegue cada cena que lhe vier à mente relacionada ao seu ex. Na maioria das vezes, no início eles estarão perto de nós.
Você tem que visualizar, por exemplo, seu parceiro se afastando, à medida que recua, diminui – assim como a perspectiva.
Passo 3. Acerto emocional com seu parceiro.
Então, no início, fazemos uma lista de características desfavoráveis (dolorosas) que “adquirimos” durante o relacionamento. Agora vamos dar todos esses negativos (presentes negativos) ao nosso ex. Por exemplo, se depois desse relacionamento você sentir medo, tristeza, incerteza, desvalorização, que NÃO existiam antes do relacionamento – esses são os chamados presentes “indesejados”, você recebeu durante a reação. E você escreve tudo em um pedaço de papel. E então na segunda coluna você escreve o que esse conhecimento tirou de você, por exemplo, “autoconfiança” ou tirou sua “paz interior” ou tirou sua “alegria de viver”.
Aí visualizamos o ex na nossa frente e, uma a uma, transmitimos essas “emoções” para ele em nossa imaginação. E então, em nossa imaginação, recebemos dele/dela aquelas coisas (emoções) que pensamos que foram tiradas de nós durante o relacionamento. Você faz todas essas visualizações simbolicamente em sua imaginação.
Etapa 4. Já imaginou sair da sua cabeça e entrar na cabeça do seu ex-parceiro e agora se olhar através dos olhos dele e se perguntar como ele te vê, como ele te vê? Como que pessoa? O que ele pensa sobre você?
Neste exercício, você toma consciência de uma certa “verdade” sobre você mesmo. Um olhar mais atento sobre como seu ex vê você. Você para de se enganar pensando que ele ainda te ama.
Passo 5. Removendo planos futuros
Normalmente, quando pensamos no nosso ex-parceiro, criamos planos para o futuro com essa pessoa durante o relacionamento. Que passaremos um tempo em algum lugar, que faremos viagens juntos. A menina imagina que terá um casamento, etc., um futuro brilhante, filhos juntos, uma casa, etc. Os pacientes costumam dizer: “Quando Piotrek me deixou, ele tirou uma parte de mim, tirou todo o meu futuro, toda a minha vida.” Tal pessoa “não pode ver” um futuro sem esta pessoa. E isso tem sua representação na cabeça. E neste ponto você precisa criar em sua cabeça uma versão alternativa do futuro, seja com um parceiro diferente ou com uma pessoa solteira feliz.
Você não precisa imaginar exatamente o seu parceiro ideal, apenas imaginar simbolicamente estar com alguém no futuro. Trata-se apenas de substituir velhas ideias de futuro por novas, sem ex-namorados. Lembre-se, todo o processo não se trata do desaparecimento das memórias daquela pessoa (ex), mas sim da combinação de emoções negativas e desaparecimento das memórias.
Passo 6. Ampliar o que não gostamos em determinado parceiro, maximizando as emoções associadas ao que não gostamos em determinado parceiro. Ou o que nos irritou nisso ou isso o irritou e desanimou.
Por exemplo, porque ele entrou com as meias nuas, porque ela sorveu, porque X, Y, Z. Encontramos uma série dessas coisas negativas e as exageramos em nossa imaginação. Começamos a imaginar nosso ex passando o resto de nossas vidas com ele e todas essas emoções negativas crescem. Por exemplo, se o seu parceiro não fez você ter orgasmo, imagine não ter orgasmo pelo resto da vida com ele. Exageramos as falhas de uma pessoa em nossa imaginação.
Etapa 7 Distanciamento
Você fecha os olhos e imagina seu relacionamento como era, assiste na tela do cinema ou na TV e se acalma/relaxa completamente. Para que você possa combinar o relaxamento e a indiferença em que está sentado, em que seu corpo está relaxado, com a observação de seu relacionamento de lado. O objetivo disso é que você conecte a calma e a passividade emocional (no momento do exercício) com as lembranças do relacionamento. E deve ser imaginado de tal forma que você veja você e seu ex na tela. Você observa seu relacionamento de lado. Legal. O objetivo é acalmar suas emoções.
Esses métodos podem não funcionar quando:
1. No fundo você ainda espera pelo retorno do seu ex.
2. Em situações em que você constantemente termina e termina com seu ex. Ainda deve haver algum fator separado entre vocês que os una novamente. Nessa situação, os métodos para deixar de amar não funcionarão tão bem.
3. Você tem contato regular, até mesmo diário, com seu ex. É como coçar a raia todos os dias e impedir a cura.
Ok, é isso para a introdução. Na verdade, esta é apenas a ponta do iceberg quando se trata de deixar de amar. Existem muito mais técnicas, mais individualizadas, usadas em sessões reais, mas as acima podem ser úteis para alguém, pelo menos para reduzir parcialmente a dor após um rompimento.