A depressão é um problema de saúde cujo impacto vai além do funcionamento do indivíduo e pode causar sofrimento aos entes queridos. Como escrevem os especialistas no assunto (AJ Marshall e S. Harper-Jaques) em seu artigo Depressão e relações familiares:
“(…) o padrão de interação entre uma pessoa deprimida e sua família ou companheiro é muitas vezes interrompido por períodos de distanciamento emocional, pensamento negativo e irritabilidade.” Também há momentos em que uma pessoa que sofre de depressão busca aprovação, carinho e simpatia nos olhos de seus entes queridos.
Em resposta, os membros da família ou o seu parceiro, habituados às mudanças de humor, responderão afaste-se dos sintomas da doença. Isso pode aumentar a sensação de isolamento e confirmar o ponto de vista negativo da pessoa deprimida.
Com o tempo, existe o risco de que o padrão de interações mútuas se torne arraigado: o comportamento sintomático promoverá estresse no relacionamento e vice-versa – a ansiedade no relacionamento intensificará o comportamento sintomático no paciente.
Como conviver com uma pessoa que sofre de depressão?
A família e o companheiro devem estar cientes de como lidar com uma pessoa que sofre de depressão. Principalmente porque são os mais próximos do paciente, moram com ele e também não é fácil para eles.
Conforme observado pelo psicólogo o apoio deve ser prestado não só à pessoa que sofre de depressão, mas também a quem cuida dela. É por isso que existem grupos de apoio e terapeutas familiares preparados para tais situações e vale a pena recorrer a eles.
Se você está se perguntando como ajudar seu marido com depressão ou como ajudar sua esposa com depressão, entrar em contato com um especialista será o primeiro e mais importante passo para melhorar a situação. Os psicólogos dizem que a depressão pode acontecer com qualquer pessoa, até mesmo com uma pessoa feliz que tem lidado bem com a vida cotidiana.
Tudo isso se deve ao estresse prolongado ou repentino, que afeta o equilíbrio hormonal e os distúrbios bioquímicos do cérebro. Vale a pena entender a essência da doença, pois, segundo o psicólogo, a depressão às vezes está associada ao fracasso e ao fracasso na vida. Devido a essa percepção do transtorno, ele é menosprezado pelas pessoas mais próximas e o paciente o esconde até de si mesmo.
Como falar com uma pessoa deprimida?
Certamente não se pode ignorar os sintomas da doença e usar frases como, “Controle-se!”, “Você precisa se recompor! Recolha-se, siga em frente!.
Por outro lado, vale a pena ficar perto do paciente, incentivá-lo, envolvê-lo em atividades simples, mas não se pode aceitar o seu ponto de vista pessimista ou entusiasmar-se demais.