Beleza

Relacionamentos tóxicos: como identificá-los em 10 passos

Relacionamentos tóxicos: como identificá-los em 10 passos
  • 8 lições honestas para melhorar seu relacionamento
  • Como terminar um relacionamento de forma assertiva
  • Poliamor e relacionamentos abertos

O ano era 2003 quando Britney Spears cantava para o mundo sobre relacionamentos tóxicos. “Você não vê que você é tóxica?” disse uma princesa do pop ansiosa para deixar de ser “viciada” naquele homem que a conduziu pela rua da amargura (a rua agridoce). E relacionamentos tóxicos não só fazem parte da história da música (diga isso para Amy Winehouse, Adele ou Miley Cyrus), mas da historia da humanidade.

GiphyVocê é tóxico, mas talentoso.

Relacionamentos tóxicos, pessoas tóxicas, amores tóxicos

A ordem dos fatores não altera o produto porque como o homem é homem (e a mulher, enfim, mulher), os relacionamentos tóxicos estão na ordem do dia. Infelizmente, temos que dizer. O fato de alguns comportamentos tóxicos nos relacionamentos terem sido aceitos como válidos durante anos fez com que chegássemos ao século 21 sem saber muito bem O que são relacionamentos tóxicos ou o que torna uma pessoa um parceiro tóxico?. Mas isso termina hoje.

Na consulta da Esquire sobre amores tóxicos e como saber se você está vivendo um relacionamento tóxico, apresentamos:

Relacionamentos tóxicos: como identificá-los em 10 passos

Dez, como os mandamentos. Porque ser um soldado do amor (um beijo para Marta Sánchez daqui) não há necessidade de ser tóxicovamos nos aprofundar nos relacionamentos tóxicos e como podemos ter certeza de que estamos em um.

Porém, antes de começarmos a trabalhar, a primeira coisa que precisamos saber é…

O que são relacionamentos tóxicos

Segundo a psicóloga Silvia Congost, “as relações tóxicas são aqueles que nos fazem sentir mal, seja em menor ou maior grau. Falamos de relacionamento tóxico quando a pessoa que está nesse relacionamento sofre pelo tipo de vínculo que mantém com o parceiro e ao qual se apega, mesmo que não corresponda em nada ao que realmente deseja.

GiphyÉ para isso que estamos aqui.

Geralmente é mais correto falar sobre relacionamentos tóxicos do que sobre as próprias pessoas tóxicas. Na realidade Qualquer um de nós pode cair em um relacionamento tóxico se surgirem as circunstâncias certas.. Por exemplo, não ter certos recursos para cobrir minhas necessidades emocionais, sociais, econômicas… Mesmo assim, às vezes é difícil colocar em prática a teoria que temos tão clara. As pessoas nem sempre são tão racionais e sentimentos e emoções desempenham um papel muito importante nas decisões que tomamos. Claro que a história de aprendizagem que temos em relação aos relacionamentos anteriores ou as referências que temos ao nosso redor também influencia”, afirma Ana Lombardía, psicóloga e sexóloga do aplicativo de namoro. trapacear.

GiphyNão, querido, aqui hoje viemos exatamente ao contrário.

Como identificar relacionamentos tóxicos

Tendo um conceito claro do que significa estar em um relacionamento tóxico, vamos agora aos 10 passos que nos ajudarão a enxergar a realidade.

1 Relacionamentos tóxicos criam ansiedade e/ou sentimentos negativos

Coisa muito ruim se for ver seu parceiro ou passar um tempo com ele e você não só não sente frio na barriga, mas eles parecem estar mais atordoados do que um tentador de borboletas. Ilha da Tentação numa biblioteca. Embora saibamos que os relacionamentos nem sempre são fáceis e podem passar por obstáculos, sentir-se estressado ou até um pouco deprimido por causa de um relacionamento é um grande indicador de sua toxicidade. Cuidadoso.

2 Relacionamentos tóxicos reduzem a autoestima

Como diz Silvia Congost em seu livro Se dói, não é amor, “A perda da autoestima leva a pensar que não se é bom o suficiente ou que não se está à altura”. Um ponto em que teremos que parar e pensar porque é que esta relação tóxica chegou a esse ponto e se é possível pedir ajuda para sair dela.

3 Relacionamentos tóxicos nos fazem desistir ou abandonar objetivos e sonhos

Se você já parou de fazer algo pelo qual era apaixonado porque seu parceiro não gostou, Houston, temos um problema. Uma coisa é não compartilhar certos hobbies ou objetivos, mas outra bem diferente é sua suposta cara-metade ser responsável por aperte seus sonhos deixando você sem uma gota de ambição. Jo, a verdade é que ninguém me supera nas comparações. Dito isto, vamos repetir este sinal.

4 Relacionamentos tóxicos causam frustração

A frustração pode ser um dos sentimentos mais desagradáveis ​​que um ser humano pode experimentar. Que sentimento de insatisfação ou fracasso Não deveria fazer parte do seu relacionamento amoroso. Se você acha que ele não está compensando você no nível emocional, você ainda deve dar um passo para trás e ir ao fundo da questão.

Como destaca Silvia Congost, “quando sentimos que não partilhamos o mais básico com o nosso parceiro, mais cedo ou mais tarde acabará por se tornar uma relação tóxica porque irá gerar em nós irritabilidade, apatia, tristeza e muita angústia“.

vai

GiphySe este é você o tempo todo… RUIM.

5 Relacionamentos tóxicos não nos permitem quebrá-los facilmente

Embora o mais lógico seja que quando alguém quer romper com o parceiro, o faz, em relacionamentos tóxicos Parece impossível abandoná-los. É verdade que nunca é fácil terminar um relacionamento, mas no caso de relacionamentos tóxicos torna-se uma verdadeira provação. Além do mais, você até pensa em aguentar e não deixar seu parceiro sozinho para não ter que enfrentá-lo. Novamente, más vibrações se este for o seu caso.

6 Relacionamentos tóxicos nos isolam de nossos amigos e familiares

Há quanto tempo você encontra seu melhor amigo para tomar alguns drinks em seu bar favorito? Você perdeu mais de um aniversário da sua família? O seu parceiro tem algo a ver com todas essas ausências? Se sim, se eu fosse você reavaliaria a situação. Um relacionamento saudável acrescenta, não subtrai. E a matemática nunca falha, nem mesmo no amor.

7 Relacionamentos tóxicos se destacam pela ausência de comunicação

Você fala, mas não sobre o que realmente importa para você. Na verdade, você não consegue expressar o que sente por medo da reação da outra pessoa. O silêncio não é a resposta, principalmente se o que você quer é sair com força. Ter o apoio de um terapeuta ou especialista em relacionamentos tóxicos será essencial se você precisar de ajuda para sair dessa situação.

8 Relacionamentos tóxicos e falta de respeito

Avalie se seu parceiro respeita suas opiniões, desejos e limites. Sim zomba de você, ignora você ou despreza o que você diz É um sinal de alarme tão grande quanto o aqueduto de Segóvia (onde a comida é luxuosa, aliás). Melhor sair daí o mais rápido possível, ainda mais se você fizer isso na frente de outras pessoas.

GiphyMas como a alma do diabo.

9 Relacionamentos tóxicos tornam você emocionalmente dependente de seu parceiro

um dos maiores bandeira vermelha É esse tipo de relacionamento que nos deixa viciados nele. Da mesma forma que sabemos que o tabaco faz mal e acendemos um cigarro atrás do outro, você sabe que quer sair daí, mas ficou viciado. Britney já disse isso.

10 Relacionamentos tóxicos funcionam em ciclos de abuso emocional

Se o seu relacionamento predomina períodos muito turbulentos seguidos de períodos calmos, mau negócio. Isso geralmente acontece para que surjam pensamentos como “não é toda hora”, “alguma coisa está mudando”, “talvez não seja tão grande coisa”… Amigo, perceba.

Relacionamentos tóxicos: como eles afetam nossa mente

“O danos à saúde mental Quando passamos por um relacionamento tóxico, eles podem ser muito variados e de gravidade diferente”, diz Ana Lombardía. Na verdade, podemos precisar de ajuda psicológica para superar a dor de ter rompido esse relacionamento e curar as feridas que ele nos causou. .

Como detectar um relacionamento tóxico para não se envolver nele: bandeira vermelha

Acredite ou não, existem certos detalhes que nos dizem que uma pessoa pode não ser a pessoa certa para nós devido ao seu comportamento. O problema reside, de acordo com pesquisas recentes da trapacearem que 1 em cada 3 (33%) espanhóis não consegue identificar “os sinais de alerta” nas suas citações. E nem é preciso dizer se são primeiros encontros.

bandeira vermelha

  • Os cinco sinais de alerta mais comuns em pessoas tóxicas
  1. Falta de respeito pelos familiares
  2. Ciúmes
  3. Grosseria com outras pessoas
  4. Não respeita seu tempo
  5. Não defende a igualdade

Então, você sabe, da mesma forma que você não entra no mar quando tem bandeira vermelha, nem põe os pés nessa relação se vê ela afundando ao longe. Prevenção é melhor que a cura.

Related posts

Mais de 101 coisas para conversar no Tinder

webtrends

As 9 características dos homens de alto valor

webtrends

Os 20 presentes que toda mulher sonha receber pelo menos uma vez na vida

webtrends

Leave a Comment